Início > Linux, Software Livre, Tecnologia > Linus anuncia que a numeração do kernel vai mudar

Linus anuncia que a numeração do kernel vai mudar

Foto de Linus na Wikipedia

Hoje, no git do kernel do Linux, chegou um commit diferente, o próprio Linus Torvalds, criador do Linux, que incluiu a seguinte mensagem a seu commit:

Linux 3.0-rc1

.. exceto que haja vários scripts que conheçam três números, então se chamará "3.0.0-rc1".

Com sorte, na época em que o lançamento final estiver pronto, nós teremos esse zero extra resolvido.

É uma mudança um pouco maior que as anteriores, além de pular o 2.8.x, indo direto ao 3.0, o último grupo de números seria deixado de lado sempre que possível. Mas o que isso realmente quer dizer? Para entender, é necessário saber um pouco sobre a numeração do kernel, ocorre da seguinte maneira.

Hoje estamos na série 2.6.x, onde "x" é o número atual, no meu notebook seria 2.6.38.6-26.rc1.fc15.i686.PAE.Vamos decifrar isso, o 2 é o número principal, quando o Linux estava num estágio que foi considerado pronto passou do 0.x.x para 1.x.x e quando recebeu inovações bastante importantes, passou para 2.x.x. Passando, claro, por um longo período na série 1.x.x.

Logo após vem o número 6 que define que um kernel estável. Se for um número par faz parte dos estáveis e os ímpares da fase de desenvolvimento. Assim, antes de se chegar na série 2.6.x, enquanto a maioria usava a 2.4.x, o desenvolvimento ocorria na série 2.5.x de numeração semelhante.

No caso do número que estou usando, o 38 é o do lançamento, qual versão e o restante de pequenas mudanças e correções com o 6-26.rc1 e da distro, fc15 para Fedora 15 e i686.PAE para a arquitetura.

Parece complicado, mas para quem não trabalha com isso e nem compila o próprio kernel, pelo motivo que seja, não faz a menor diferença, muitos usuários que não tem problema em usar seu Linux preferido nem sabem qual versão do kernel usam nem como poderiam saber.

Dessa forma, para mudar seria para a série 2.8.x e não para a 3.x.x, muito menos para 3.x, como é a proposta, mas há uma discussão sobre essa mudança e o Linus bateu o martelo na questão e pouco depois enviou uma mensagem à lista de emails do kernel explicando suas razões e reabrindo a discussão, embora a numeração vá mudar de qualquer maneira.

Apesar de muitas atualizações em drives e zilhões de outras pequenas atualizações e alterações, Linus diz que não é uma grande mudança, ou como ele colocou, "não estamos fazendo um KDE 4 ou Gnome 3", que tiveram versões completamente remodeladas, apenas "não me sinto confortável com uma numeração acima de 40" e que "vem bem a calhar coincidindo com os 20 anos do Linux".

=-=-=-=-=
Powered by Blogilo

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: