Início > Fedora, Linux, Software Livre, Tecnologia > Fedora 15 no ar

Fedora 15 no ar

Fedora Project

Imagem do site do Fedora

A nova versão do Fedora, o 15, está disponível a partir de hoje, dia 24 de maio de 2011. Como existe uma nova versão a cada seis meses, isso nem chega a ser uma grande novidade para a maioria dos não usuários, mas para quem tem interesse em Linux, dessa vez é diferente. Por quê? Muitas novidades num pacote só, vamos comentar algumas para facilitar o entendimento.

O novo Gnome 3. A primeira distro a adotar a nova e revolucionária versão do Gnome com GTK3. Muita coisa diferente, é um grande passo, e na direção certa, apoio ao upstream. Também uma nova versão do KDE com atualizações interessantes, para quem usa esse gerenciador de janelas, como eu mesmo.

Outro passo bem largo, uma aposta na verdade, é o sistema de arquivos, para quem quiser usar o Ext, não tem problemas, mas estará disponível para os bravos usuários do Fedora, o Brtfs. Por tudo que já li a respeito na net, parece ótimo, outra coisa é formatar sua partição raiz e colocar, será feito ainda hoje.

Mais mudanças, o initd será substituído pelo Systemd, que permitirá, entre outras coisas, o aproveitamento dos processadores de vários núcleos durante a iniciação dos sistemas, tornando o boot ainda mais rápido. Tem o inconveniente de ser bem diferente do que estamos acostumados e teremos de aprender de novo coisas simples como alterar o modo de execução de algum aplicativo.

Outra alteração que vai gerar impacto será a nova nomenclatura dos dispositivos de rede, agora baseada na origem do dispositivo e não apenas no tipo. Isso certamente fará com que vários scripts tenham de ser atualizados, mas como a nomenclatura deve permanecer nesse novo padrão por um bom tempo, é uma vez e pronto, está alterado e pronto para funcionar novamente.

Existem novas versões de diversos aplicativos, mas isso acontece em cada atualização do Fedora, uma que vale a pena citar é o Firefox 4, padrão de navegador do Fedora. São muitas inovações e quebras de paradigma, o Fedora sempre foi inovador, mas vinha tendo atualizações com poucas mudanças e novidades, para ver as mudanças era necessário pular uma versão. Essa tem muita coisa, inclusive para usuários de outras distros testarem, mesmo não adotando o Fedora, porque logo essas coisas podem estar na sua distro preferida, ou não.

Chega de papo, baixe o Fedora 15 aqui.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: