Início > Internet, Linux, Mercado, Micro$oft, Opinião, Tecnologia > Respeito é bom e eu gosto

Respeito é bom e eu gosto

Há algum tempo atrás me deparei com uma discussão numa lista sobre uma prática de várias companhias aéreas, entre elas todas as que dominam o mercado brasileiro, sites que exigem o uso do navegador Internet Explorer. Como faz algum tempo que não viajo de avião, foi algo que me preocupou, mas que pela correria diária, coisas para fazer, acabei esquecendo.

A ideia me voltou à mente essa semana e resolvi escrever a respeito, já que precisamos nos expressar e denunciar esse tipo de coerção. Eu só não sabia quem antes de terminar (acabei mudando e reescrevendo o post depois do fato) eu seria mais uma vítima do problema.

Para uma viagem de família, fui solicitado a comprar as passagens, acharam até os voos para mim, só teria de entrar no site e comprar, fácil e rápido. Entrei, escolhi destino, data, preenchi dados de passageiros e aí começou o problema, o programa de milhagem, que não lembro nem o nº nem a senha. Claro que lá estava o link para a recuperação desses dados, qual não foi minha surpresa ao clicar redireciona para a seguinte página:

Página da Gol solicitando Internet Explorer

Lá estava o problema, nem tinha me dado conta do post meio escrito que vinha elaborando. Desrespeito puro e simples, só tenho a opção do link para instalação do navegador, nada mais. Em casa uso Linux, um Fedora 14 com KDE, como navegadores o Firefox, o Chrome e de vez em quando o Opera ou o Epiphany. Algumas vezes uso o celular para comprar, navegar e coisas do gênero, um iPhone 3GS, o que me deixa com o Safari, em nenhuma dessas plataformas tenho acesso ao famigerado Internet Explorer.

O que deveria fazer, deixar algo seguro e confiável, que já uso com sucesso para praticamente qualquer outra atividade na web, em favor de uma tecnologia conhecidamente insegura, propensa a problemas e bugs, ainda mais que no fim das contas, só trás dor de cabeça? Será que é isso que as empresas que confiam nos web designers a esse ponto desejam que eu faça? Não creio que as pessoas que estão em lugares mais altos da hierarquia dessas empresas sequer saibam do que estou falando, apenas acreditaram no web designer que disse que tudo está funcionando bem, ele testa, no IE claro, e funciona.

O problema com isso é que toda vez que tecnologias desse tipo são usadas, viram um pesadelo para todos os outros, até hoje há um esforço enorme por parte de quem faz páginas descentes para torná-las compatíveis com a versão 6 do IE, o primeiro a espalhar esse conceito de ter tecnologias próprias e que não seguiam as orientações do W3C (quem sugere todas as regras usadas na web, estabelece padrões e que os bons navegadores aceitam).

Logo agora que algumas páginas começam a não mais dar suporte ao IE 6, forçando usuários que ainda não atualizaram seus sistemas a finalmente fazê-lo, deixando esse problema, vamos começar mais um monstro desses para o futuro próximo, é inacreditável.

A questão é que muita gente usa o IE e nem sequer para um instante e pensa, entre os que usam outros navegadores, muitos tem o IE, numa situação dessa apenas trocam de navegador, não estão acostumados a exercer seus direitos de consumidor, tornando a questão um problema menor. As empresas estão acostumadas a fazer como querem já que o público aceita.

Para mim que trabalho com isso e tenho de verificar que as aplicações aceitem vários navegadores (sempre tenho problemas com o IE que não aceita um monte de coisas legais e que tornam as páginas melhores e mais bonitas) e também não uso Windows em casa, o problema realmente incomoda ou impede alguma coisa.

Mas mesmo quando estou no trabalho, onde o padrão é IE, se verifico uma página inconsistente com outros navegadores, nunca deixei de enviar uma mensagem, sempre cordial, avisando do problema, porque é um problema, é o único navegador, entre os mais conhecidos, que ignora as recomendações do W3C para uso de tecnologia própria, tentando forçar todos a usarem o IE.

Infelizmente ainda teremos de conviver com isso muito tempo, porque seria necessário consciência, sair da zona de conforto, reclamar, nem que apenas mandando uma mensagem (quando tenho escolha, não uso serviços de empresas que não aceitam navegadores descentes) pedindo correção, Há ainda um longo caminho a percorrer pelo respeito ao direito de liberdade de escolha.

=-=-=-=-=
Powered by Blogilo

  1. maio 2, 2011 às 7:59 pm

    RIDÍCULO! Essa é a palavra que define bem a prática de certas empresas e “profissionais” de TI.

    No século XXI, fala-se em inclusão de PNE (Pessoas com Necessidades Especiais) e acesso a internet por diversos dispositivos (entre eles telefones)… Mas muitas pessoas têm dificuldade de entender isso.

    Por opção, uso Debian Squeeze com Firefox e Chrome e meu celular tem um navegador Samsung embutido. Consequentemente, não consigo acessar diversos sites e serviços na internet.

    Você tem razão, só seremos mais respeitados quanto fizermos por onde: reclamações formais, boicote e até ações judiciais devem ser recursos cada vez mais utilizados por nós.

    • maio 2, 2011 às 10:22 pm

      A ideia é essa mesmo, se manifestar, deixar que todos saibam, se mobilizar. Como faço uma página com atributos “alt” e “title” para as imagens, que servem para navegadores da época dos primórdios da internet, em modo texto.
      Dariam a desculpa que é por questão de acessibilidade, para cegos, por exemplo. Na verdade, usar os 2 atributos e não um só mostra que não se trata de acessibilidade, mas de uma diferença entre navegadores, só um deles é lido, um no IE e outro no FF, mas acabam por servir para a mesma coisa.
      Só exigindo respeito que o teremos, recebi resposta do email que mandei no site. Me disseram que o erro está sendo corrigido e que até lá poderei usar uma das várias formas de atendimento no lugar do site (vou conseguir o que quero, mesmo sem ter o navegador que eles querem, muito mais caro para eles).

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

