Início > Fedora, Opinião > Os nomes do Fedora 15

Os nomes do Fedora 15

A lista de nomes de cada versão do Fedora quase sempre gera alguma controvérsia ou polêmica. Parece um paradoxo, já que os nomes também são sugeridos pela comunidade, num processo que parece um exemplo de democracia. Abre-se um período de sugestões, onde os critérios são claros e mantidos inalterados, depois uma validação desses nomes segundo critérios igualmente conhecidos e alguns desses nomes vão para uma lista menor, para votação, também pela comunidade. Como então gerar controvérsia ou polêmica?

Como a primeira lista é completamente aberta, fora os critérios de criação e eliminação por possíveis implicações legais necessários para a manutenção do próprio processo, há uma gama razoavelmente grande de nomes, alguns de gosto altamente duvidoso. O processo de passar dessa lista inicial para a que será apresentada para votação é que geralmente faz a parte complicada do processo.

Uma versão que gerou uma discussão mais acalorada, pelo menos na comunidade brasileira, foi a 9, que acabou com o codinome "Sulphur", enxofre em português. A discussão girava em torno de nomes considerados muito ruins, como Chupacabra. Sulphur e algum outro foram considerados os menos piores, o mal menor para o Fedora. Com 10 nomes na lista de votação, era difícil escolher, bons nomes que foram aprovados não poderia ser votados e isso levou à discussão.

Como normalmente acontece, a discussão não resultou em nada além de insatisfação por parte de alguns membros da comunidade que não se sentem ouvidos, na minha opinião com bastante razão, mas ficou por aí. Um problema recorrente no mundo Fedora, ser ouvido como membro da comunidade em questões como essa é muito difícil, questionar decisões não é exatamente bem visto. Propor alterações no upstream também já gerou esse tipo de conflito, o que pode soar estranho, mas nem toda proposta de alteração é encarada assim. Tive um problema com o YumEx, que causava problemas com meu tipo de conexão, um caso bem particular, justiça seja feita, uma nova versão que me atendia foi publicada em 2 semanas.

Voltando ao tema inicial, o período de sugestões de nomes para o Fedora 15 se encerrou há pouco, nomes foram cortados por ter link fraco (esse é um dos critérios), por não seguirem o critério de criação ou por outras razões. Sobrou uma lista de nomes para serem colocados na lista a ser votada e alguém tem que fazer essa lista. Provavelmente não é um trabalho muito popular. A lista em votação tem apenas 5 nomes, o que aumenta consideravelmente o problema de ter opções, tudo bem diminui o problema de um nome pouco votado ganhar, mas é interessante notar que são os primeiros 5 nomes na lista de sugestões, um deles até com advertência. Foi aprovado, mas não estava completamente ok como vários outros da lista que não chegaram à votação.

Será que há realmente esse trabalho de escolher nessa lista depois da validação? Ou os primeiros 5 propostos que forem aprovados são a lista de votação? Fico na dúvida e não acho que perguntar em uma das listas de discussão resolva, como não resolveu em tantos outros casos, fica apenas a dúvida. Aqui nesse ponto os trolls (quem participa de listas de discussão movimentadas ou fóruns sabe o que é o termo, se não é seu caso, procure por essas referências) começariam a especular, "deve estar reclamando porque o nome sugerido por ele não foi para a lista". Uma coisa é verdade, não foi mesmo, mas tem vários lá que agradariam não só a mim como a muitos outros, o motivo não é esse. Não me considero desprestigiado no processo em si, um nome proposto por mim, numa lista de 10, chegou a 4º lugar na votação, não é ruim.

O que me leva a escrever nem é a tentativa de mudar também, até porque não acho que seja o que for que eu diga mudará o processo em alguma coisa. Apenas uma reflexão sobre o processo em si e algumas de suas consequências. Me perguntando, mais do que a alguém que possa ler, se está certo, se deveria ser assim. Será que um nome que recebeu uma advertência na aprovação era melhor que outros aprovados sem ela e até com comentários sobre serem bons? Uma lista de 5 nomes tem mais chance de agradar por forçar uma votação maior no nome vencedor do que desagradar por não trazer os nomes que a maioria gostaria?

Fiz minha parte, sugeri um nome, votei em um da lista apresentada, agora é esperar o resultado e não me empolgar com ele, venha o que vier, como já aconteceu tantas vezes. Aí o troll já começa, "se não gosta, porque não muda de distro?" A resposta é muito simples, até demais, porque eu não quero, gosto dessa e vou ficar com ela, mas como gosto de liberdade (escolhi Linux, não é?) não acho que preciso concordar com tudo, principalmente com o que parece não estar certo.

=-=-=-=-=
Powered by Blogilo

Categorias:Fedora, Opinião
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: