Início > Internet, Linux, Opinião, Tecnologia > Conexões e marginalidade

Conexões e marginalidade

Coisas simples podem passar desapercebidas por muitos. Já publiquei aqui, tempos atrás, posts a respeito de problemas com conexão à internet. Esperava ter pelo menos uma conexão ruim da qual reclamar, porque, francamente não espero muita coisa de nossas operadoras de telefonia (meio que pode me fornecer internet no momento) ou do governo.

Um post que estou preparando, em conjunto com esse, trata sobre minhas impressões sobre a nova versão do Fedora, a 13ª. Uma das coisas que digo é que demorei muito a baixar essa versão, justamente por conta desses problemas de conexão, também falo do alívio de ter conseguido configurar o modem 3G, tendo conexão 5 minutos após iniciar a máquina. Como se esperasse por problemas.

Nesse ponto alguém poderia perguntar "Por que deveria haver algum problema?", simples, como já me aconteceu antes, por alguma diferença entre as duas versões, o modem simplesmente se recusa a aceitar os comandos passados a ele pelo discador que tenho de criar a cada vez que mudo de modem ou de versão do Fedora, o que acontece com grande frequência. E se algo assim ocorrer só tenho como procurar ajuda pela internet, que no caso não terei. A operadora de telefonia, quase sem exceção, diz que seu modem é incompatível com o sistema operacional Linux e lava as mãos. As que não dizem isso é porque fornecem uma versão de discador junto com o modem, parece melhor, certo? Na verdade não é, quando existe um discador o modem não funciona com um discador criado pelo usuário, que passa a depender de um aplicativo de código fechado, portanto, imutável. No caso de problemas a operadora se limita a dizer que um discador é fornecido com o modem e que não presta suporte.

Sempre parece que o problema está no Linux, principalmente para quem vê de fora, mas na verdade o problema é do modem ou do aplicativo fornecido para utilizá-lo. Alguns dos modelos que já tive o (des)prazer de usar são:

modem 3G do tamanho de um roteadorYiso da vivo, o primeiro que consegui. Era enorme, mas como tinha antenas externas, havia a esperança que o problema da falta de sinal fosse sanado, e por algum tempo foi. Funcionava com veocidades muito boas quando estava em lcal onde o sinal é bom e em minha casa com metade da velocidade contratada ou menos que isso. Após algum tempo tive problemas em iniciar a conexão e logo após isso ele "morreu".

na época era caro e eu usaria por poucas horas por diaHuaweii da Claro e da Tim, peguei num dia e devolvi no outro, não tinha antena para meu problema de sinal, logo não eram opções viáveis.

modelo menor e parecia bastante eficienteAiko da Vivo, funcionou bem por uns 5 meses, depois só conectava com Windows, emprestei para um colega que tem esse SO e estava sem internet, depois que ele me devolveu cancelei, não havia utilidade para mim num modem que por algum motivo, de uma hora para outra, passou a funcionar apenas com Windows. Meu notebook nem mesmo tem Windows, o que fazer com isso? Não ter o SO parecia uma barreira um pouco grande para mim (em tempo, ele veio com Windows Vista original, alguém quer comprar um DVD novinho, sem uso desse maravilhoso SO?).

modelo que uso atualmenteHuaweii da Tim, modelo mais moderno, que não se conecta como pendrive (problema de vários outros modelos, alguns exigiam que se conectasse como pendrive para pegar o discador e depois alterar o drive para que fossem reconhecidos como modems, no Windows isso não é necessário, mas apenas porque o SO não sabe exatamente o que está conectado, uma confusão), ao ser conectado baixa automaticamente seu discador, pelo menos no Windows. O Linux não permitiria que um pendrive fizesse isso, questões de segurança, claro, mas também não era problemático. Basta criar uma conexão por modem e indicar o dispositivo, funciona na hora.

Conecta muito bem, velocidade boa, de 600kbps a 2Mbps, dependendo do plano. Mas a antena não me permite ter internet dentro da minha casa (uma gaiola de Faraday como já expliquei em algum post que não vou procurar agora). Cheguei a comprar uma antena externa (é boa, mas é unidirecional, achar a posição é um parto), mas como dará algum trabalho para instalar, farei isso quando a preguiça passar.

Como já passei por quase todos os modelos, já vi todo tipo de problema com internet 3G, passei por alguns, fiquei estagnado em outros e tenho internet, depois não tenho mais, uma triste rotina que, incrivelmente, até um viciado em internet acaba se acostumando. Ao me acostumar percebi que meu novo estado é o de um marginalizado. Quem nunca teve internet não sabe estimar o quanto é importante ou faz falta. quem sempre teve, por outro lado, não sabe avaliar como seria ficar sem, já que efetivamente nunca fica sem, não por períodos longos.

O modo como vejo as coisas já mudou, quando estou em algum lugar onde teria conexão, não sei mais o que fazer com ela, verifico os emails, mas parece sempre que teria milhões de coisas que deixei pendente, mas o que seria mesmo? É difícil saber, assim de pronto, o que eu gostaria de fazer na internet. se me der tempo para pensar poderia fazer uma lista, mas como fazer a lista se nem sei quando terei acesso. Escrevo num papel e fico andando com ele no bolso?

Minha participação na comunidade Fedora, o que fazer? Sair? Esquecer? Esperar o problema se resolver parece mais acertado, já que continuo usuário Fedora e entusiasta do Software Livre. Mas dúvidas como essa me passam pela cabeça assim que tenho a oportunidade de usar a internet.

Com esse modem tenho acesso quase todos os dias, mas no horário de trabalho não posso escrever para blogs. Com essa ferramenta de blogs (Blogilo, falo dela no próximo post) faço tudo offline, em casa. Levo o notebook para o trabalho e posso em segundos enviar para o blog o conteúdo produzido. Pode ser que me faça voltar a essa atividade e comece a voltar a ser usuário de internet, cansei de ser marginal.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. junho 14, 2010 às 10:47 pm

Deixe uma resposta

